SEJA BEM VINDO AO MUNDO FUNK

QUEM VIER, DE ONDE VIER, QUE VENHA EM PAZ!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

MC SERGINHO APRESENTA SUA NOVA DANÇARINA: A GAZELA

Funkeiro participou de programa onde apresentou sua dançarina e falou sobre separação de Lacraia

Gazela foi apresentada na televisão

Há pouco mais de um mês, a Lacraia, da dupla com o funkeiro Serginho, pediu a separação da dupla. Em entrevista ao programa “A Tarde é Sua”, de Sônia Abrão, o criador de “Eguinha Pocotó” conta da tristeza que foi quando recebeu o adeus de sua dançarina. “É uma história de verdade. Até os últimos dias de minha vida terei gratidão muito grande pela Lacraia. Essa história que temos juntos, muitas pessoas gostariam de ter vivido. Até as dificuldades que passamos, fez com que crescêssemos. Passei mais tempo com o Marquinhos do que com a minha família”, contou Serginho.

A decisão partiu da própria Lacraia. “Ela já tinha comentado uma vez comigo, que estava muito cansada das viagens. A ideia já vinha amadurecendo na cabeça dela. Há pouco tempo ela pediu que fosse em sua casa para conversarmos e aí me avisou. Não acreditei que fosse por agora, achei que ela iria esperar mais um pouco.”

Segundo Serginho, sua ex-dançarina quer se dedicar á música eletrônica. “Ela fez curso de DJ e vem tocando em casas noturnas do Rio de Janeiro. Sei que será um sucesso. Torço muito por ela.”

Nova Dupla
Depois de terminar a dupla com Lacraia, Serginho já apresenta sua nova parceria, a Gazela. “Conheci Serginho e Lacraia no Salgueiro e conversamos. Então, surgiu uma parceria. Me apresentei com eles durante um ano. Agora surgiu a chance de nos apresentarmos juntos novamente”, contou a nova dançarina.

FUNK CARIOCA SUPERA MICHAEL JACKSON NA SUÉCIA

Parte da trilha do filme Tropa de Elite, “Rap das Armas”, de Cidinho e Doca, atinge o primeiro posto da parada no país

Clipe sueco tem capoeira e mulatasUm remix de “Rap das Armas”, feita pelo DJ holandês Quintino, emplacou o primeiro lugar na parada musical da Suécia, superando “Beat It”, de Michael Jackson, que de terceiro ficou em quinto. A listagem foi divulgada no dia 23 de julho. No clipe criado para a versão, mulheres lavam um carro e tomam sol em uma praia propositalmente cenográfica, cujo céu é cor de rosa – uma das modelos exibe um bronzeado tipicamente sueco. Não demora muito e o set de filmagem é invadido por garotos tocando percussão, jovens jogando capoeria e, claro, mulatas.

A música original é dos rappers cariocas Cidinho e Doca e integrou a trilha sonora do filme Tropa de Elite em 2007. "Rap das Armas" também já fez parte da lista dos singles mais vendidos na França entre 19 e 25 de janeiro deste ano ocupando a 27ª posição do ranking, logo à frente da cantora Rihanna com seu hit "Disturbia".


segunda-feira, 27 de julho de 2009

TATUAGEM

Taty, da dupla A Princesa e o Plebeu, acabou de fazer uma tatuagem na altura da virilha com as notas musicais de um trecho do seu funk, Essa Garota é Poderosa.

FRANK NÃO VAI SER PAI DO FILHO DA EX

MC Frank pode voltar a dormir sossegado. O filho que sua ex-affair dizia ser dele nasceu e foi comprovado, através de exame de DNA, que ele não é o pai. No dia 28 de abril, a coluna BABADOS do Jornal MEIA HORA publicou que o casamento do funkeiro com a sua empresária, Kamilla, tinha acabado porque ela descobriu que, no período em que estiveram separados, antes da união, Frank se envolveu com outra mulher e que a tal moça estava grávida. O MC está feliz da vida.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

EM NOVA YORK, VALESCA POPOZUDA POSA COM COBRA NO PESCOÇO

A foto aconteceu em frente a Estátua da Liberdade
Durante um intervalo de sua primeira turnê de shows nos Estados Unidos, Valesca Popozuda aproveita as horas de folga para passear. Esta semana, a funkeira conheceu a Estátua da Liberdade, em Nova York. A caminho do monumento, Valesca encontrou um grupo de nigerianos que gravavam um documentário cercados de... cobras! Ao saber que os bichos não mordiam, ela resolveu brincar com eles. "No início achei estranho, mas depois me acostumei com as cobras", diz Valesca que foi para os EUA com a bandeira do Brasil pintada nas unhas.

Valesca posa com a cobra e mostra as unhas decoradas de verde e amarelo

A funkeira posa diante da Estátua da Liberdade, em Nova York

MULHER MELANCIA SOLTA O VERBO: 'Só não me prostituo nem faço filme pornô'

Rio - Mulher Melancia abre o jogo para Adriane Galisteu no 'Toda Sexta' (Band). Segundo a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, a dançarina fez declarações relevadoras no programa.
"Só não me prostituo nem faço filme pornô. O resto faço tudo por dinheiro", disse.

Eleita a pin-up do novo milênio pela 'Playboy', Andressa Soares prestou uma homenagem a Marilyn Monroe em um ensaio cheio de sensualidade.

Melancia é recordista de vendas da revista há dois anos, com mais de 600 mil exemplares vendidos.

ANDRESSA SOARES CAUSA FRISSON NA AV. PAULISTA DURANTE SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DA "PLAYBOY"


São Paulo - Andressa Soares está toda prosa. Dona do bumbum mais famoso da atualidade, a Mulher Melancia parou a Av. Paulista nesta quarta-feira durante um sessão de autógrafos de sua 'Playboy'.

A beldade atraiu a atenção de curiosos e retribuiu o carinho dos fãs e dos marmanjos de plantão.

Eleita a pin-up do novo milênio pela 'Playboy', Andressa Soares prestou uma homenagem a Marilyn Monroe em um ensáio cheio de sensualidade.

Melancia é recordista de vendas da revista há dois anos, com mais de 600 mil exemplares vendidos.

FUNK ACEITA TRÉGUA COM PM E SUSPENDE BAILES NO RIO

Rio - O funk carioca está em pé de guerra, mas acertou trégua de uma semana e não haverá manifestação neste domingo na favela Santa Marta, como programado pela campanha Funk é Cultura. O adiamento para o último domingo do mês atende ao pedido do novo comandante da Polícia Militar na área, coronel Roberto Gil, recém-empossado.

"A mudança na cúpula da PM mudou todo mundo. O comandante anterior na Santa Marta tinha dito que não deixaria a gente fazer a Roda de Funk, mas o novo comandante pediu uma semana para se aproximar da comunidade e nós concordamos", explicou MC Leonardo, presidente da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk) e líder da campanha.

"Nosso movimento é político, é isso que tenho conversado com os comandantes da PM onde apresentamos a roda. Quando a polícia ameaçou proibir na Santa Marta, nós íamos entrar com um mandado de segurança, mas não foi preciso, porque o novo comandante nos chamou para conversar", disse.

Do outro lado, a Polícia Militar do Rio de Janeiro registra que a questão teve início na atuação do 6º Batalhão da PM, que abrange do Morro da Mangueira ao Alto da Boa Vista, passando por Tijuca, Grajaú e Vila Isabel. No último dia 10, atendendo a reclamações de moradores, equipes do batalhão estiveram no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, e no morro do Salgueiro, na Tijuca, antes da realização de bailes programados.

"Verificamos se tinham autorização e se atendiam às determinações. Como não se enquadravam em nenhuma das condições, os bailes não aconteceram", informou o relações públicas da PM, major Oderlei Santos.

A PM rechaça a acusação de impedir qualquer atração cultural ou religiosa e, de acordo com o major, age apenas movida pela sociedade. "A PM vai até a festas caseiras, em condomínios, quando chamada, porque os organizadores passam da hora e fazem barulho, ou brigam, seja pelo que for o chamado", garantiu o major.

O protesto da Apafunk não tem como alvo central a ação da Polícia Militar, mas sim a lei estadual, de junho do ano passado, sancionada pelo vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, e cujo parágrafo terceiro diz exige que, para realizar esse tipo de baile ou qualquer outra manifestação cultural, os organizadores precisam solicitar permissão, com 30 dias de antecedência, à Secretaria de Segurança.

A lei resultou de projeto do então deputado Álvaro Lins, hoje cassado e preso por corrupção, no presídio Bangu 8. Chefe de polícia no governo Anthony Garotinho, ele compartilhava da opinião geral de que o funk era reduto de traficantes e criminosos em geral, sobretudo a partir da popularidade de grupos, como o Bonde do Tigrão, e outros que empregam vocabulário característico da marginalidade.

Para derrubar a lei, a Apafunk e outras instituições culturais contam com o apoio político de alguns deputados estaduais, entre eles Marcelo Freixo, do Psol, autor de projeto revertendo seu caráter restritivo.

A trégua até o próximo domingo parece ser apenas um breve período para o movimento Funk é Cultura ganhar mais força e intensificar as Rodas de Funk em comunidades carentes, em desafio à Polícia Militar e à legislação proibitiva dos bailes tão populares que atraem por volta de um milhão de jovens todos os meses no Rio de Janeiro.

As informações são da Agência Brasil

UMA LAJE CHEIA DE GLAMOUR

A Playboy resolveu investir em mais uma loura para sua edição especial, que chega às bancas em setembro. Desta vez a escolhida foi Fernanda Abraão, a Loura da Laje do humorístico Zorra Total. Além de já estar com o contrato assinado, a gata viaja esta semana para São Paulo para ser fotografada. O ensaio será inspirado em seu personagem na TV, mas com muito mais glamour. Em vez da tradicional laje em que ela aparece, com uma piscina de plástico, Fernanda ficará nua num cenário com uma piscina cinematográfica. Já os acessórios que ela vai usar contam com cristais importados. Um luxo!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

MULHER MELANCIA VAI CONHECER DONO DA PLAYBOY

Funkeira foi convidada para representar o continente na festa anual da revista

Este ano, na tradicional festa anual da Playboy, Hugh Hefner, fundador da revista, vai conhecer mais do que coelhinhas de várias partes do mundo. Ele vai conhecer também uma melancia. Ou melhor, a Mulher Melancia.

É que a funkeira Andressa Soares foi convidada pela publicação para ser a representante da América Latina no evento.

"Estou bastante ansiosa. Mas não sei muita coisa ainda. Recebi o telefonema perguntando se queria ir a festa e é claro que aceitei", disse ela que na noite do último dia 8, lançou seu quarto ensaio nu na Playboy, em uma boate na Barra da Tijuca, no Rio.

CANTORA PERLLA VIRA NOIVA EM FESTA JULINA DO RETIRO DOS ARTISTAS

A funkeira Perlla se vestiu de noiva na festa julina do Retiro dos Artistas, no sábado (dia 4/Julho), no Rio de Janeiro. Muita gente esteve no local para assistir à apresentação da cantora.

O diretor Jayme Monjardim, sua mulher, a cantora Tânia Mara, e o ator Rafael Almeida estiveram presentes. Quem também prestigiou o evento foram os cantores D'Black e Marina Elali.

No camarim, Perlla recebeu o carinho de Russo, famoso assistente de palco da Rede Globo. O Retiro dos Artistas é uma insitituição que acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras, são abandonados pela família ou não têm onde morar.

CAPA DA "PLAYBOY" DA MULHER MELANCIA É INSPIRADA EM MARILYN MONROE

A capa da revista Playboy com Andressa Soares, mais conhecida como Mulher Melancia, foi inspirada em uma famosa foto da atriz Marilyn Monroe.

Andressa está, obviamente, nua, sobre um lençol vermelho. A foto é igual a de Marilyn, que foi o pôster da edição número zero da Playboy americana, em 1953. A diferença, além do fato de a funkeira ser morena, está nos mamilos. Andressa aparece com eles em cores metálicas.

A revista chegou as bancas na terça-feira (dia 7/Julho) com o título "Mulher Melancia, a pin-up do terceiro milênio". Esta é a terceira vez que Andressa aparece na Playboy.

POLÍCIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E PROÍBE BAILES FUNK EM ÁREAS VIOLENTAS DO RIO

POR DIANA BRITO

A Polícia Militar do Rio informou nesta semana que pretende intensificar a fiscalização em bailes funk em estabelecimentos sem autorização no interior de favelas com os maiores índices de violência na cidade. PMs do batalhão da Tijuca já iniciaram o monitoramento das festas e proibiram o funcionamento de bailes nos morros do Salgueiro (Tijuca) e dos Macacos (Vila Isabel), ambos na zona norte da cidade.

"Cada comandante de batalhão pode adotar essa estratégia. Houve uma coincidência com o 6º BPM [Batalhão da PM, na Tijuca]. Lá, as incidências criminais se relacionavam aos bailes funk e o comando do batalhão resolveu tomar essa medida emergencial. A polícia procura chegar ao local 4 horas antes do baile começar, depois de confirmar que os organizadores não têm autorização para realizar o evento, os policiais impedem a realização da festa", afirmou à Folha Online o coordenador de comunicação da corporação, major Oderlei Santos.

A Polícia Militar também anunciou que pretende monitorar os bailes funk nas comunidades com unidades pacificadoras, como Santa Marta (zona sul) e Cidade de Deus (zona oeste).

"A PM não está proibindo o baile funk. Só não permitimos os bailes em locais sem autorização. Isso serve para missas, festas caipiras ou jogos de futebol em locais irregulares, onde os criminosos dão tiro para o alto", disse o major.

Ainda de acordo com Santos, a decisão de proibir bailes em locais sem autorização já existia desde junho do ano passado. Uma lei estadual exige uma série de normas para que os bailes sejam autorizados.

No fim de semana, três pessoas morreram e outras ficaram feridas durante um tiroteio entre policiais militares e traficantes no morro dos Macacos. Segundo a Polícia Militar, o confronto ocorreu durante uma ação da PM para coibir um baile funk.

Lei

Segundo algumas normas da lei estadual 5.265, de autoria do ex-deputado e ex-chefe de polícia Álvaro Lins, para realizar um baile funk é necessário pedir autorização com 30 dias de antecedência, ter comprovante de tratamento acústico, ter um banheiro químico para cada 50 pessoas e câmeras no local, além de outras regras.

O pedido de autorização para a realização do evento deverá informar ainda a expectativa de público, o número de ingressos colocados à disposição, nome do responsável pelo evento, área para estacionamento e previsão de horário de início e término do baile.

Discriminação


De acordo com o presidente da Apafunk (Associação de Profissionais e Amigos do Funk), Leonardo Mota, conhecido como MC Leonardo, a proibição dos bailes no interior de comunidades carentes é uma iniciativa de discriminação do ritmo.

"A proibição é como se rasgasse a constituição federal. Isso vai tirar uma oportunidade de trabalho da vida de muitos meninos. A polícia não deixa a favela se expressar. O que mais revolta é que para o funk não há julgamento, o ritmo é condenado desde sua criação", disse o cantor.

PM ANUNCIA AÇÕES CONTRA BAILES FUNK ILEGAIS NO RIO

Pesquisadores e moradores das favelas criticam censura; Polícia diz garantir "ordem pública"

Pedro Dantas, O Estado de S. Paulo

RIO - A Polícia Militar do Rio anunciou nesta terça-feira, que vai coibir a realização dos bailes funk ilegais nas favelas do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada depois que policiais foram recebidos a tiros no sábado quando verificavam denúncias sobre um baile com traficantes no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte.

Três pessoas morreram, entre elas uma mulher vítima de bala perdida, e seis ficaram feridas. O funk está proibido nas favelas ocupadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). A censura é criticada por moradores, pesquisadores e entidades de direitos humanos.

"A Polícia Militar não tem discriminação ou preconceito contra qualquer tipo de música ou manifestação cultural. O trabalho da corporação é garantir a preservação da ordem pública", disse nesta segunda-feira, 13, Coronel Marcus Jardim, comandante do 1º Comando de Policiamento da Área. Segundo ele, a intenção da polícia seria coibir o tráfico de drogas e, consequentemente, o faturamento dos criminosos com estes eventos.

Os moradores dos morros ocupados pela UPP discordam do coronel. "Não aceitaremos isso. Vivemos em uma sociedade democrática. Vamos buscar o diálogo com os comandantes do batalhão e da UPP para revogar esta censura contra uma manifestação popular", disse Emerson Claudio Nascimento dos Santos, de 30 anos, o MC Fiel, do Morro Dona Marta, em Botafogo (zona sul). Ele é organizador dos eventos "Roda de Funk" e "Pagorap", que não são bailes, mas também estão proibidos pela polícia.

Na Cidade de Deus, o presidente da Associação de Moradores, Alexandre do Rego Lima, também reivindica a volta do evento. "Os jovens querem a volta do baile. Tudo podia acontecer de forma pacífica e ordeira. A proibição do funk afetou também o carnaval, pois a escola de samba perdeu renda sem o aluguel da quadra", lamentou o líder comunitário.

A antropóloga e historiadora da Universidade Federal Fluminense, Adriana Facina, aponta que a proibição do funk reproduz a perseguição no passado aos ritmos dos afros descendentes. "O funk é apreciado pela mesma população negra, pobre e favelada cujos antepassados fugiam da polícia nas rodas de samba e da capoeira. O agravante é que vivemos em um estado democrático. Creio que o problema não é a música, mas quem a consome e a produz. As boates da zona sul tocam funk e têm episódios esporádicos de violência, mas não serão fechadas", concluiu Adriana.

A Lei que a polícia quer cumprir é a 5.625 de 2008, de autoria do ex-chefe de Polícia e deputado cassado Álvaro Lins, que regula a realização de bailes funk e raves. A longa lista de exigências praticamente inviabiliza eventos em comunidades carentes. Entre outros itens, a lei exige um banheiro químico para cada 50 pessoas; câmeras; contrato com empresa de segurança autorizada pela Polícia Federal; instalação de detectores de metal e atendimento médico de emergência.

Apesar da proibição nas favelas ocupadas, os bailes acontecem sem problemas no asfalto. No sábado, cerca de três mil pessoas se reuniram para comemorar "40 anos de funk" em uma casa de shows no Centro do Rio.

MC'S VAKÃO E SABARÁ - Passinho do Menor da Favela (DVD Furacão 2000 Tsunami 3)

QUEBRA TUDO - Manda Beijinho (DVD Furacão 2000 Tsunami 3)

MC ROBA CENA - Ela Vai Rebolando No Chão (DVD Furacão 2000 Tsunami 3)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

PRA ENCHER O COFRINHO!!

Rio - Yani de Simone, a Mulher Filé, só quer saber de faturar. A morena negocia com duas revistas para fazer seu segundo ensaio peladinha. "Quem vier com a melhor proposta vence. Agora vou pensar em números", dispara a gata.

FUNK CARIOCA - AS RAÍZES, A HISTÓRIA

PRISCILA - A MAIS ESPERADA DO ANO

Rio - Caiu na rede a provável capa da edição de aniversário da Playboy, que traz o esperado ensaio da ex-BBB Priscila Pires e chega às bancas no início de agosto. A imagem à direita foi divulgada no site do jornalista Sidney Rezende, que disse que o material foi enviado a agências de publicidade. A 'Playboy' não confirma que a capa seja essa, na qual Priscila aparece vestindo apenas luvas transparentes e é descrita como "a mulher mais esperada do ano". A assessoria da morena informou não saber qual foto será usada na capa, porque Pri selecionou algumas poses que poderiam estar na primeira página, mas não participou da escolha final. Nessa edição, o público poderá ver o piercing íntimo que a gata mandou fazer com ouro branco especialmente para exibir na Playboy.

SOU FEIA MAS TÔ NA MODA - I'm ugly but trendy

A EX-BBB LOUCA POR FUNK - ENROLADA QUE NEM CARRETEL

As fotos sensuais que mostram a ex-BBB Priscila Pires amarrada vazaram na Internet. Em entrevista dada ao 'Paparazzo' logo após sair do reality show, a gata confirmou ser ela mesma nas fotos feitas para o Bound Brazil - um site de bondage, que ela chama de 'a arte dos nós' -, mas só agora todas as imagens caíram na rede.
"Não é um site de fetiche, mas que exalta a arte dos nós. Estudei sobre o assunto antes de posar. Quem não conhece tem preconceito. Mas quem conhece sabe que muitas pessoas admiram a arte dos nós", disse a morena na época. No blog Bondages & Fetiches, há um texto dizendo que, durante o BBB, as fotos de Pri foram tiradas do ar no site Bound Brazil para preservá-la e evitar ataques de pessoas preconceituosas.

Cine Funk Clube

Mc Copinho - Foi Assim

Dançarina arrasando vestida de gatinha com Mc Copinho

MOSTRAS - FOTO, FILMES E DEBATES

FAVELA ON BLAST
Mostra Fotográfica: Funkse

A exposição FUNKSE ,DO VINIL AO MPC que aconteceu no Oi Futuro/NAVE mostrou diversos momentos desses quase quarenta anos de funk , desde a época dos bailes da pesada até os dias de hoje .
Entre diferentes suportes – fotografias impressas, banners, vídeos e slideshows – foram apresentadas não só imagens dos bailes, mas também outras amostras da iconografia funkeira: cenas de bastidores, convites de bailes dos anos setenta e flyers antigos. Outro destaque foi a moda funkeira, que aparece na exposição com luxuosos figurinos da época do movimento black dos anos setenta – trazidos por Ronaldo Pereira, amante e conhecedor do movimento – passando pelo cabelo mola dos anos oitenta , a calça da gang, tênis Nike (outro ícone do movimeno) e intervenções corporais tipicamente funkeiras como o cabelo crilouro e a “marquinha” do bronzeado.
A curadoria da exposição é assinada pela fotógrafa Daniela Dacorso(que vem registrando a cena funkeira há dez anos e acaba de inaugurar exposição individual sobre o tema em um dos mais importantes museus de fotografia da Holanda, o Netherlands Fotomuseum) com colaboração do designer e artista do grafite Marcelo Lamarca , que assina a cenografia de FUNK-SE na Fundição Progresso.

Fotos por Dani Dacorso.
http://www.danieladacorso.com/





quinta-feira, 9 de julho de 2009

MENOR DO CHAPA

DO VINIL AO MPC uma viagem no tempo

Montagem de um “paredão”.
Foto Dani Dacorso

Estilo de caixa de som feita nas comunidades do Rio de Janeiro
As faixas já divulgavam os bailes, como é até hoje!Baile das Antigas! Tudo no vinil!
A MPC revolucionou a produção e o jeito de se tocar ao vivo nos bailes!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

MC SABRINA

Há cerca de seis anos, um DJ de funk local da Providência, no Centro do Rio de Janeiro, descobriu na comunidade Sabrina Luiza de Souza, que curiosamente cantava música gospel em um grupo de jovens. Trazida ao funk, apaixonou-se pelo novo ritmo, iniciando ali a carreira de MC Sabrina que, hoje, aos 22 anos, tem a agenda quase totalmente lotada de compromissos pelos melhores bailes da cidade. Dentre os maiores sucessos, destacam-se “Solta a Voz”, “Dessa Vez” e “Implacável”, esta a última, em parceria com MC Buchecha.

“Este festival será uma grande oportunidade de estar ao lado de pessoas que sempre admirei. Precisamos mostrar que o funk tem uma origem bonita e atinge um público muito maior do que se imagina”, afirma Sabrina, que fará parte do inédito encontro entre três gerações do funk no palco da Fundição Progresso.

SANY PITBULL

“Tudo que tenho na vida, consegui através do funk”, declara Sergio Reis Silva, 40 anos, mais conhecido como DJ Sany Pitbull – um dos mais respeitados personagens do funk carioca. Na pista como profissional desde 1986, Sany é reconhecido como o mestre da arte do MPC Live ou “montagens” ao vivo. Restritos à produção musical em estúdios antes da popularização do funk, os sintetizadores MPC (music production center) ganharam os bailes do Rio de Janeiro pelas mãos de DJs como o “Maestro Pitbull”, tornando-se verdadeiros instrumentos para performances musicais ao vivo. A tecnologia permite a utilização de variados “samples” – vozes, efeitos sonoros ou batidas – que, coordenados por um DJ no palco, agitam os amantes do funk há mais de duas décadas.

Natural de Nova Iguaçu e morador do bairro carioca de São Cristóvão, Sany afirma ter influência de diversos estilos musicais. “No som do meu carro toca desde música clássica até Pink Floyd, passando por todas as vertentes do eletrônico. Gosto mesmo é de música!”, garante.

Além das apresentações na Fundição, durante os primeiros dias do Red Bull Funk-se, Sany Pitbull ministrará workshops de MPC para alunos do Espaço NAVE Oi Futuro, na Tijuca.

BNEGÃO

Bernardo BNegão, tornou-se conhecido como vocalista da banda de Rap brasileira Planet Hemp. Dividiu por anos o palco com Marcelo D2, junto ao baterista Bacalhau (que depois foi substituído por Pedrinho), o guitarrista Rafael e o baixista Formigão. Além de cantar, BNegão atuou como letrista da banda. BNegão teve idas e vindas no Planet Hemp, intercalando com seu trabalho paralelo como líder da banda The Funk Funkers. Saiu em definitivo do Planet Hemp em 2005 para dar início a seu novo projeto, “BNegão e Os Seletores de Frequência”, dessa vez misturando rap, hardcore, dub e funk, com letras repletas de crítica social.
“Não existe um lado do funk. Na essência todas as batidas vieram da África e todos as variantes do estilo de desenvolveram da mesma origem. Na minha música, não vejo problema em integrar elementos de mais de uma vertente do funk”, reconhece BNegão, que pode ser considerado o principal elo entre o antigo e novo no grande encontro do Red Bull Funk-se.

GERSON KING COMBO & SUPERGROOVE

Nascido, criado e até hoje residindo no bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Gerson Cortes iniciou carreira como dublador de um programa de TV. Levado para o programa Jovem Guarda, de Roberto Carlos, pelo irmão Getúlio Cortes – compositor do sucesso do “Negro Gato” imortalizado pela mesma banda – tornou-se dançarino e coreógrafo na televisão. Na década de 70, Gerson ainda viria a cantar nas bandas de Wilson Simonal e Erlon Chaves, ajudando a fundar a banda Black Rio, em 1974.

Mas foi em carreira solo, rebatizado de Gerson King Combo em homenagem feita à
banda de soul jazz King Curtis Combo, que o “soulman” experimentou o auge de sua popularidade. Os dois volumes da série de álbuns lançados nos anos 70, espalharam sucessos que resistem ao tempo e são atuais até hoje. No ano de 1975, o Rei do Black fez um show histórico na quadra da Portela, o “Portelão”, que até hoje é considerado o maior público da história do barracão.

No início dos anos 80, após o falecimento de sua segunda esposa, Gerson King Combo interrompeu a carreira, vindo a regressar à música somente em no final da década de 90. Hoje o Rei do Black voltou a ser reconhecido como um dos principais nomes da música negra brasileira e o grande precursor do rap nacional. Este ano, Gerson King Combo está excursionando um novo show, ao lado do grupo Supergroove.

O ENCONTRO - RED BULL FUNKSE 2009

Para homenagear toda a trajetória que deu origem ao que hoje chamamos de funk carioca, o Red Bull Funk-se reserva um encontro inédito para quem for conferir as atrações do último dia do evento, na Fundição Progresso. Precursor do soul no Brasil nos anos 70 e conhecido como “Rei do Black”, Gerson King Combo soltará a voz pela primeira vez ao lado da nova geração do funk, lado-a-lado com BNegão e os MCs Menor do Chapa e Sabrina. As batidas ficam por contra do mestre das montagens Sany Pitbull, que também foi o curador da Batalha de MPCs. Conheça um pouco mais sobre cada um dos personagens desta noite histórica.

terça-feira, 7 de julho de 2009

MENOR DO CHAPA

Menor do Chapa é uma das maiores revelações do funk. Seu som recheado de palavras fortes e envolventes como as de “Vida Loka” e o mais recente sucesso “Salgueiro é o Caldeirão” circulam desde os mais tradicionais bailes do Rio até algumas das mais sofisticadas boates de outras capitais do Brasil.
O nome artístico faz referência à sua baixa estatura e ao local onde ele mora no Morro do Turano, Zona Norte do Rio de Janeiro. Menor do Chapa afirma ter influência de personalidades como Che Guevara, Bob Marley e Martin Luther King. Também admira o trabalho dos Racionais MCs e, curiosamente, de Roberto Carlos.
Em 1998 entrou no mundo da rap. Sua primeira música “O Chapa é o Chapa” rapidamente tornou-se sucesso e podia ser ouvida em todas as rádios. Até hoje “Vida Loka”, rap em que clama por humildade e disciplina nos bailes, é a música mais estourada. “O sucesso passageiro. A popularidade vira pó, mas o caráter do homem sempre prevalecerá”, declara humildemente Menor do Chapa.

ENSAIO: O ENCONTRO RED BULL FUNK-SE 2009 - MENOR DO CHAPA...CANTANDO "EU SÓ QUERO É SER FELIZ"

SANY PITBULL: "NÃO DÁ PRA FINGIR QUE O FUNK NÃO EXISTE"

Esta semana (de hoje a sábado) tem os shows, debates, filmes, fotos e oficinas do "Red Bull Funk-se, do vinil ao MPC", evento dedicado ao batidão. A programação completa está no Espaço Nave Oi Futuro, na Fundição Progresso e no pé deste post. O DJ Sany Pitbull, curador da batalha de MPCs do evento, escreveu umas palavras sobre o gênero e o evento.
"A grande riqueza do funk, além do ritmo percussivo e da mensagem sempre de alegria, é a forma única na qual ele é produzido, mesmo com poucos recursos tecnológicos, pois grande parte dos seus sucessos são produzidos em estúdios caseiros. São laptops de baixo custo, ao contrário do que é feito com outros ritmos pelo mundo, onde cada dia são adicionados os mais variados recursos, desde as gravações, mixagem até a masterização e a finalização. O funk não tem dinheiro na sua criação. Eu mesmo, viajando o mundo, vejo a curiosidade de produtores renomados que não acreditam como, com tão poucos recursos, conseguimos tem um som tão dançante. É um segredo só nosso. É a alegria carioca que fez do funk ser o que ele é. O funk é tocado e até produzido hoje em outras cidades brasileiras, mas sem o nosso jeito alegre, sexy (não erótico), sem o povo carioca, não seria possível.
O funk é muito desrespeitado, questionado, não digo perseguido, mas muito mal interpretado, principalmente por quem não é do nosso meio. Muitas polêmicas giram ao redor do tema 'baile funk'. É a sexualidade, a criminalidade, a violência e a falta de cultura que sempre tem mais espaço na mídia marrom brasileira. Mas existem coisas acontecendo muito boas, que ninguém sabe ou finge não saber. O funk hoje é, dentro das camadas mais pobres, o que mais dá oportunidade, até mais que o futebol. O funk hoje produz suas músicas, revela seus artistas, produtores, faz filmes, grava DVDs, tem as maiores audiências do rádio no Brasil, números que não podem ser desprezados. O funk dá emprego condições de sobrevivência a milhares de jovens e inúmeros profissionais que vivem exclusivamente da música.
A Redbull enxergou isso e quer com seu poder de mídia e mobilização mostrar que dá, sim, para acreditar no funk, mostrar que o funk é cultura. Precisa ser melhorado em alguns aspectos - como organização, por exemplo - mas não dá pra fingir que não existe."

***

Programação da Fundição Progresso
11 de julho, 23h


Live Session: Adriano Dj, Mc Batata, Mc Paulão, DJ Tubarão, Buchecha, Mc Koringa, Volt Mix Crew, Dj Grand Master Rafael, Mc Galo, Mcs Junior & Leonardo, Mc Duda do Borel, Mc Mulato, Mc Amaro, Mc Bob Rum

Batalha das MPCs: Dj Cabide, Mancha, Pokemon, Phabyo,
Show "O encontro": Gérson King Combo & Supergroove, BNegão, Menor do Chapa, Mc Sabrina e Sany Pitbull

FESTA FUNK-SE

Fundição Progresso. Começa com live session de DJs e MCs (Batata, Tubarão e Buchecha entre eles). Depois, chega a turma do volt mix, batida que serviu de base para o funk em meados dos anos 90 (Grand Master Rafael, Junior & Leonardo, Duda do Borel e outros representam essa época). A noite segue com a batalha de MPCs entre os DJs Cabide, Mancha, Pokémon e Phabyo e chega ao auge com o show do dinossauro Gérson King Combo & Supergroove, além de BNegão, Menor do Chapa, Mc Sabrina e Sany Pitbull. Sábado (11.07), às 22h. Rua dos Arcos 24, Lapa - 2220-5070. R$ 40 e R$ 20 (meia)

MOSTRAS
A partir de terça (07.07), no Oi Futuro Nave, fica em cartaz a mostra "Do vinil ao MPC", com fotos de Dani Dacorso, que documentou décadas de bailes e bastidores do funk. Às 17h, diariamente e até sexta, será exibido um filme, seguido de um debate.
Terça: "Verdadeira história do funk"
Quarta: "Sou feia mas tô na moda"
Quinta: "Funk Rio"
Sexta: "Favela on blast".
Entre os palestrantes estão MCs, DJs, cineastas e pessoas como a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, o sociólogo Hermano Vianna (um dos curadores do festival) e o delegado Orlando Zaccone.
RODAS DE FUNK
Também no Nave, às 19h15m, começa a Roda de Funk com o MC Leonardo e convidados, de terça a sexta.
Oi Futuro Nave (Núcleo Avançado de Educação). Rua Uruguai 204, Tijuca. Grátis.

FESTIVAL CELEBRA 40 ANOS DE HISTÓRIA DO FUNK COM FESTA, DEBATES E MOSTRAS DE FILMES E FOTOS

RIO - Quarenta anos de história em quatro dias de oficinas, mostras e filmes, culminando num sábado à noite bombástico na Fundição Progresso. O festival Red Bull Funk-se vai juntar peças de um roteiro desconhecido até para a massa funkeira. A partir desta terça-feira (07.07), o evento refaz a evolução desse fenômeno pop, desde os bailes de soul de 1969, e também exalta a tendência que o DJ Sany Pitbull diz ser o futuro do tamborzão: a mistura chamada de "pós-baile funk".
- O pós-funk é o batidão aliado a outros gêneros, como rock, choro e música clássica. Até hoje, os produtores sampleiam funk carioca só com ritmos black. Por que não misturar com, entre aspas, "música branca" também? A produção atual está centrada num beat só. Temos que abrir as cabeças - decreta o DJ, piloto de bailes nos morros do Salgueiro e do Cantagalo, também conhecido de pistas em boates de Londres e Berlim.
Sany é um dos curadores do Funk-se e toca na festa de sábado. Nessa noite, rola um revezamento de MCs e DJs essenciais para o funk, como Tubarão, Batata e Duda do Borel. Depois, tem uma batalha de DJs com sintetizado$MPC e, a seguir, uma reunião de três gerações, representadas por Gerson King Combo, pioneiro da cena black do Rio; os MCs Menor da Chapa e Sabrina, da novíssima safra; e o rapper B Negão, fazendo elo entre eles. Pitbull entra para expor o "futuro", com seu mix de batidão embalando Nirvana, Daft Punk e muito mais.
- Esse encerramento vai ser em grande estilo. É um sonho poder reunir três gerações dessa história. E vamos fazer uma homenagem a Michael Jackson durante o show - conta Sany Pitbull.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

RED BULL FUNK-SE

De 7 a 11 de julho, o Rio de Janeiro viverá dias de intensa celebração e culto às raízes da black music brasileira. O Red Bull Funk-se reunirá, pela primeira vez no mesmo projeto, os pioneiros e a nova geração do funk; reciclando os quase 40 anos desde chegada da influência soul ao Rio de Janeiro, os primeiros bailes dos anos 70 e a constante transformação que viria a originar o que hoje é inconfundível e mundialmente conhecido funk carioca.

Shows, debates, workshops, exibições de cinema e fotografia propõem uma viagem no tempo e uma verdadeira imersão na cultura do funk durante os quatro primeiros dias, no Espaço NAVE Oi Futuro, na Tijuca. O festival culmina com a noite de sábado, dia 11 de julho, em uma série de atrações na Fundição Progresso, na Lapa.

A primeira batalha entre alguns dos mais tradicionais DJs de funk vai eleger o Rei do MPC. Performances ao vivo em duelos homem-a-homem serão decididas pelo público da Fundição Progresso. Somente um deles será consagrado campeão!

O mesmo palco receberá ilustres convidados, como o inédito encontro entre o Rei do Black Gerson King Combo, o rapper Bnegão e dois talentos da nova geração do funk carioca: MC Menor do Chapa e MC Sabrina. Também se apresentam no Red Bull Funk-se os DJs Sany Pitbull, Tubarão e Adriano; além dos MCs Cidinho, Buchecha, entre muitas outras atrações.

Os ingressos à venda!

http://www.fundicaoprogresso.c om.br

Cidade natal: Rio de Janeiro
País: Brasil
Site: http://www.redbullfunkse.com.br/



FUNK QUARENTÃO: EVENTO CELEBRA QUATRO DÉCADAS DO BATIDÃO

POR PEDRO LANDIM, RIO DE JANEIRO
De navio, Gerson King Combo viajou com seu soul pelo mundo, em 1969, e conheceu James Brown. Nos anos 70, participou das festas iniciais da Furacão 2000, enquanto Ademir e Big Boy lançavam o Baile da Pesada. E a batida navegou. A década de 80 foi da discoteca, e depois quem prossegue é o rapper BNegão:
“Veio o (DJ) Afrika Bambaataa criando bases do (estilo) Miami Bass, que foi traduzido nas comunidades e parou na arquibancada. O tamborzão lascou tudo e virou uma parada 100% carioca”, define.

Pois BNegão, 36 anos, e Gerson King Combo, 63, estarão com Sabrina, 23, e Menor do Chapa, 27, dois legítimos tradutores da batida nos morros, no encontro inédito que fechará sábado, na Fundição Progresso, a semana dedicada ao ritmo do Red Bull Funk-se. O evento, que começa amanhã, tem programação também na Tijuca e marca o início das celebrações dos 40 anos do funk no Rio — iniciado em 12 de julho de 1970, com o primeiro Baile da Pesada.

“Funk é calor humano, tribo que chama todas as outras”, define Menor do Chapa, do Morro do Turano. “Vamos falar do lado positivo, porque o funk salva vidas nas comunidades. Se eu e Sabrina não fôssemos funkeiros, o que seríamos?”, indaga.

“Tudo acaba em funk. Sou a mais nova e me sinto o máximo com os três”, diz Sabrina, que começou cantando gospel no Morro da Providência.

E o veterano Gerson completa: “Espero há décadas por esse encontro, é História e vem dos meus antepassados”. Deu a deixa para Menor ‘zoar’: “Você ainda teve antepassados?”.

Muitas risadas e o funk está passado a limpo, quando o estúdio treme na explosão da banda para ‘Vida Loka’, funk simbólico de Menor do Chapa: “Venha curtir, com paz, amor e muita fé...”.

"PLAYBOY" DIVULGA CAPA DA REVISTA DO NOVO ENSAIO DA MULHER MELANCIA

Rio - A revista 'Playboy' com Andressa Soares, mais conhecida como Mulher Melancia, foi inspirada em uma famosa foto da atriz Marilyn Monroe.
Na capa, Andressa aparece, obviamente, nua, sobre um lençol vermelho. A foto é igual a de Marilyn, que foi o pôster da edição número zero da Playboy americana, em 1953.

A diferença, além do fato de a funkeira ser morena, está nos mamilos. Andressa aparece com eles em cores metálicas. A revista chega às bancas nesta terça-feira com o título 'Mulher Melancia, a pin-up do terceiro milênio'. Esta é a terceira vez que Andressa aparece na Playboy.

VALESCA POPOZUDA NO MOTEL COM LEITORES DO JORNAL MEIA HORA

Cinco leitores venceram a promoção para ficar cara a cara com a funkeira."Foi melhor do que eu esperava".Foi um sucesso a festa de lançamento da edição especial da Playboy de Valesca Popozuda, promovida pelo MEIA HORA e a FM O DIA, no Motel Mirante, em Jacarepaguá.
Pude me divertir e ficar perto das pessoas que contribuíram para o meu sucesso", conta a cantora, que entrou ao vivo na rádio e se esbaldou com o colunista do MEIA HORA David Brazil e a modelo Fabiana Andrade. Valesca revela ainda que nunca tinha ido a um motel. "Pela primeira vez, fui a um motel e não foi para namorar", confessa.

FUNK VAI ANIMAR CASAMENTO DE STHEFANY BRITO E PATO, DIZ JORNAL

Casal contratou MC Sapão e grupo de samba

A pista do casamento de Sthefany Brito e Alexandre Pato, na próxima terça, 7, no Rio, vai ferver ao som de funk. O casal contratou o MC Sapão para animar a festa, diz a coluna "Telenotícias", do jornal "O Dia". O som será comandado por DJ's e terá também show do Batuque Digital, grupo que mescla samba e música eletrônica.

Kayky Brito, irmão e um dos padrinhos da noiva, escreveu em sua página pessoal do twitter que está animado para a festa. "Será o melhor casamento que irei, e vai ser a melhor festa que vou aproveitar. Copacabana Palace que nos aguarde!".

Postagens populares